Tema A Linguagem e Expressão no Boneco
Com esse tema, a Cia Molhados na Chuva propõe uma reflexão sobre os dois universos que coexistem na cena com bonecos: o universo do ator e o universo do boneco.
O ator no teatro de bonecos, no seu constante exercício de caricaturização do comportamento do homem e da sociedade, trabalha a intimidade por todas as vias. O emocional, a plasticidade, a fisicalidade, a ideologia, aparecem intimamente conectadas em sua interpretação. Nas formas animadas as estruturas cotidianas ganham outras dimensões, sendo dilatadas e contraídas na busca por criar uma poesia cênica desejada. Expressão e experiência artística de tanta grandeza quanto de profunda originalidade estética.
O boneco ganha vida pela animação, com os movimentos impulsionados pelo ator que o manipula. Ganha um desenho e uma poética que se funde intimamente com a do ator. De onde então parte a idéia e a intenção? No processo de criação, quem desenha o movimento e quem é desenhado? O ator ou o boneco? É sobre essa talvez ‘não fronteira’ que a Cia quer discutir. O ator que abre mão da onipotência humana sobre as coisas e seres, abre-se generosamente para a alma da matéria e consegue revelar então a vida expressiva já existente nessa matéria. O universo da matéria é não humano e, reconhecendo isso, o ator poderá compartilhar com ela, em qualquer forma, algo genuinamente humano, ocorrendo assim esse fenômeno que emociona e inquieta, a ‘animação teatral’.
Data: 14 de dezembro (domingo)
Horário: 15h30min
Onde: Teatro do Encontro
Endereço: Rua Ernesto Alves, 143
Bairro: Nossa Senhora de Lourdes
Informações: 54. 9991.3434 c/ Ranulfo ou 54. 3029.4297 horário comercial
Mediadora: Regina Soares
Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Ipê/RS. Trabalha com o Colibri Teatro de Bonecos desde o ano 2000, com apresentações de dois espetáculos solos: O auto de natal, Os Viajantes e Ouça um Bom Conselho. Desde 1978 trabalha na área de produção de espetáculos de Teatro de Bonecos. Coordenadora e gestora de projetos culturais em diversas áreas. Produziu em 1994 o documentário Teatro de Bonecos Instrumento da Prática Pedagógica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário